Separação também é uma construção!

Por Rosana Braga

Eu vivo repetindo – porque acredito piamente nisso – que amor é construção. Seja esse amor vivenciado num casamento ou em qualquer tipo de relacionamento, é sempre uma construção. Não nasce pronto. Não está posto apenas com algum “sim” de ambas as partes.

Eu sei que tem gente que acredita em “amor à primeira vista”. Eu não acredito! Penso que pode até acontecer paixão ou desejo e até uma grande identificação à primeira vista. Mas amor, amor mesmo, não. É construção. E uma construção exige alguns pré-requisitos.

Tempo, planejamento, dedicação, confiança, coerência e outros comportamentos afins. Claro, tem também os contratempos. Nem tudo sai exatamente como planejado. Situações inesperadas acontecem. Mas a construção do amor, especialmente, nunca acaba. Precisa ser para sempre!

Porque se parar, começa lentamente (ou rapidamente) a se tornar desconstrução. Ou seja, começa a se transformar em separação. É mais ou menos como fazer o caminho contrário! Falta de tempo, de planejamento, pouca ou nenhuma dedicação, desconfiança, incoerência e por aí vai. 

Uma dose de abandono aqui, uma desatenção ali e, pronto: dá-se início à uma triste e perigosa desconexão. Mas sabe o que é pior? Tudo isso costuma acontecer de um jeito quase imperceptível. Parece apenas rotina. Parece simplesmente uma fase. Parece que não é nada tão grave.

Talvez seja mesmo um pouco de cada. Mas de pouco em pouco, se faz muito. E no muito de descuido, só cabe desamor. Desconstrução. Separação! Vazio, tristeza e frustração. 

Porque é fato: ninguém se separa da noite para o dia. Ninguém dorme conectado, feliz e atento e acorda desconectado, insatisfeito e desejando ir embora. Assim como amor precisa ser nutrido pra existir, desamor também. Um divórcio é uma escolha feita por muitos dias seguidos. 

Então, que tal focar no que realmente importa? Que tal cuidar do que é caro? Que tal se questionar agora sobre o que você realmente quer, antes que seu único desejo seja distância. Antes que reste apenas um gosto amargo do amor que já sentiram um dia?

Veja bem, não estou dizendo que uma separação seja sempre e necessariamente um grande desastre. Às vezes, pode ser mesmo que o encontro já não faça sentido. Mas, se é mesmo assim, então que a desconstrução seja feita com cuidado e respeito, com consciência e muito diálogo. Porque ainda que a dor possa ser inevitável, sentimentos como rancor e ódio podem ser, sim, bastante evitáveis!

Por fim, que a gente consiga não desistir. Não deixar sempre para amanhã o que precisa ser cuidado hoje. Que a gente não se renda aos desafios decorrentes dos nossos piores medos. Porque se existe um encontro que pode nos tornar pessoas melhores e mais evoluídas de fato, é o encontro com uma alma com quem escolhemos compartilhar nossa história e nosso coração!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Olá,

Gostou? Deixe um comentário!

7 respostas para “Separação também é uma construção!”

  1. muito bom! eu amo ou amei ja nao sei mais um homem e hoje depois de 4 anos descobri que eu amava sozinha, muitas coisas aconteceram ate chegar a este ponto, coisas ruins muito ruins to tentando me recumperar e se Deus quiser vou conseguir. adorei tua materia bjs

  2. Vivo a mais de 20 anos nessa situação, vivemos só por viver e ainda somente nos ferindo cada vez mais, já somos separados consensualmente porém, tenho uma casa a dividir, mas o momento não é apropriado para negócios imobiliários, mas tenho esperança, vivo somente o agora, mais é difícil flertar com o futura depois de feridas que
    talvez só um novo amor possa cicatrizar as feridas que continuam abertas.

  3. Eu passei por uma situação
    Já faz uns 09 meses mas até hoje tem horas que parece um filme passá tudo na minha mente.
    Mais enfim com fé em Deus vou sair dessa.
    Adorei sua matéria.

  4. Lindo e verdadeiro. Passo pelo momento da reconstrução. Mas de fato se a situação não se encaixa o melhor é separação. recomeçar e seguir com fé uma nova direção por vezes dolorosa e difícil, mas necessária. Amo seus textos.

  5. Neste texto foi colocado em palavras o que penso de um relacionamento tem que ser cuidado regado dia a dia para se manter vivo, um descuido traz outro e quando percebemos as raizes ja estão secas ervad daninhas se apossaram e não é possivel fazer mais nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROSANA BRAGA

PSICÓLOGA CLÍNICA

Especialista em Autoestima e Relacionamento.

CRP/SC: 12/13735

Autora de 10 livros, entre eles OUTONO NA GRÉCIA, QUEM AMA MOSTRA, FAÇA O AMOR VALER A PENA e O PODER DA GENTILEZA.
Pós-graduada em Educação Sexual.
Criadora dos Programas Online Desperte a Diva em Você e Viva o Amor que Você Merece.

ROSANA BRAGA

PSICÓLOGA CLÍNICA

Especialista em Autoestima e Relacionamento.

CRP/SC: 12/13735

Autora de 10 livros, entre eles OUTONO NA GRÉCIA, QUEM AMA MOSTRA, FAÇA O AMOR VALER A PENA e O PODER DA GENTILEZA.
Pós-graduada em Educação Sexual.
Criadora dos Programas Online Desperte a Diva em Você e Viva o Amor que Você Merece.