Dicas de como se tornar uma pessoa mais romântica!
Você conhece aquela estorinha sobre o jovem e extraordinário jardineiro que, ao terminar seu trabalho na casa de um de seus clientes, pede para usar rapidamente o telefone? Pois bem, o cliente autoriza e fica por perto. Assim, terminou escutando o que o rapaz tinha de tão importante a dizer para quem estava do outro lado da linha.
E ouve o discurso: “sou um excelente jardineiro, tem um valor mensal justo, limpo todo o quintal ao término do trabalho, recolho o lixo, aplico remédio nas plantas se for preciso, sou pontual e muito honesto. O senhor estaria interessado em conhecer meus serviços? Podemos marcar um horário conforme a sua disponibilidade!”.
Depois de alguns segundos em silêncio, o rapaz se despede dizendo: “ok, senhor. Muito obrigado pela atenção”. Ao desligar, o rapaz agradece o cliente e vai saindo. Mas o cliente, intrigado, questiona: “amigo, você fez uma excelente proposta a este homem e, mesmo assim, ele não aceitou nem conhecer seu trabalho?”.
E o rapaz rapidamente esclarece: “bem, ele me disse que não queria conhecer o meu trabalho porque está extremamente contente com o trabalho do jardineiro dele. E isso me deixa muito feliz, porque o jardineiro que presta serviços a ele por 5 anos sou eu! Liguei apenas para me certificar de que ele está satisfeito com o meu trabalho!”
Sabe por que te contei essa estória? Para lembrar que você até pode se achar uma pessoa romântica, mas isso não significa, necessariamente, que a pessoa que você ama acha o mesmo e está satisfeita. E é por isso que a comunicação é tão importante. Afinal, se você está num relacionamento, comprometido com o desejo de fazer dar certo, nada mais coerente do que alinhar suas atitudes com as expectativas da pessoa amada.
Claro que você não precisa fazer o que não quer só para agradar o outro o tempo todo. Mas claro também que duas pessoas que se amam precisam aprender a ceder, a fazer concessões e a ajustar muitas de suas escolhas e de seu comportamento a fim de viver de modo prazeroso. É este o grande exercício e o grande aprendizado do amor.
Muitas pessoas, especialmente as mulheres, reclamam da falta de romantismo no relacionamento. Na nossa cultura, romantismo tem a ver com gentileza, carinho, demonstrações de afeto, atenção e preocupação com o outro. Tem a ver com presentinhos fora das datas comerciais, surpresas, jantar a luz de velas, flores, café da manhã na cama, entre outras atitudes que nutrem e fortalecem um encontro amoroso.
No entanto, cada um tem seu jeito de sentir e, principalmente, de mostrar o que sente. E embora haja certo consenso sobre como é uma pessoa romântica, ainda há espaço para muitas interpretações e conclusões sobre o assunto. Não deixe que os famosos desencontros de comunicação estraguem seu namoro ou seu casamento.
Fazer perguntas como “você gostaria que eu fosse mais romântico?”, “o que é romantismo para você?”, “o que gostaria que eu fizesse para se sentir uma pessoa mais amada?” demonstra uma maturidade rara e um comprometimento capaz de transformar o seu relacionamento num encontro onde há parceria, companheirismo, confiança, desejo e vontade de investir cada vez mais nesta oportunidade de ser realmente feliz!
7 respostas para “Falta romantismo no seu relacionamento?”
Rosana,
Ótima dica! Vou fazer isso amanhã.
Temos problemas sérios de comunicação. Parece telefone sem fio. Isso nos prejudica muito. Nosso relacionamento ta recém tomando forma depois de 10 anos de namoro (nunca moramos juntos), passamos por muitas crises por não entender o sentimento do outro.
E ontem ele veio se queixar de q esta faltando carinho e carícias na nossa relação.
Obrigada pela dica!
Claudia Moreira
Adoreiiiiiiiiiiiiii
Parabêns pelas palavras.
maravilhoso esse artigo! fantastico!!
Obrigado…Eu amo seu post obrigado.
Obrigado.Eu amo seu post obrigado.
Muito bom. Dar presentes, levar pra restaurantes…ou seja: GASTE com ela. Não seeia melhor dar o cartao de credito e a senha?
Eu gostaria de uma dica para o homem que era romântico e pedia para eu ser tbm. Agora estamos morando juntos há um ano e meio e depois de sérios problemas q tivemos, a agora mais a crise financeira faz um ano que insiste em falar q ele mudou e não sabe ser quem era. Já tentei por vezes conversar mas td ele acha q estou cobrando. Estou pensando em desistir.