Como parar de sofrer por amor?

Como parar de sofrer por amor?

 Por Rosana Braga

Você tem a sensação de que essa tristeza é a maior e a mais profunda que já sentiu em toda a sua vida? De que ela nunca vai passar ou diminuir? Não tem ideia de como vai conseguir viver sem essa pessoa, esse relacionamento? De como vai superar essa dor e voltar a acreditar que pode ser feliz no amor?

Sente como se seu mundo estivesse desmoronando? Como se nada mais fizesse sentido e tudo ao seu redor tivesse perdido a cor e a graça? Adoraria que existisse um remedinho, qualquer coisa que arrancasse todos esses sentimentos e pensamentos que não param de atormentar e machucar você mais e mais?

Pois muito bem! Escute bem o que vou dizer! Ou melhor, leia cuidadosamente o que vou escrever! Você, eu e mais alguns bilhões de pessoas em todo o mundo já passamos por situações muito, muito parecidas com a sua!

Sendo mais específica, 86% das pessoas em todo o mundo já sofreram por amor de forma tão intensa que tiveram exatamente essa sensação: a de que nunca mais iriam se recuperar e, pior, de que essa dor demoraria mais tempo para passar do que elas poderiam suportar!

Ok, eu sei que saber disso não adianta muita coisa. Que a sua dor continua a doer. Mas se você considerar verdadeiramente que ela vai passar (por mais difícil que seja acreditar nisso neste momento), ela vai passar bem mais rapidamente.

E, mais do que isso: vai se tornar muito mais fácil lidar com ela de uma forma menos pessimista. Porque quando a gente fica pessimista, enxerga o que está ruim como definitivo, generalizado e insuportável.

Mas quando você abre espaço ao seu otimismo, essa fase começa a servir para tornar você mais madura, mais experiente e com muito mais clareza do que quer e do que não quer. 

A dor ensina. Precisa ensinar. Observe: talvez a sua dor seja decorrente de sentimentos como abandono, traição ou sentimento não correspondido. Ou talvez seja decorrente de arrependimento, de não ser perdoada ou de não saber mostrar o que sente.

Mas seja qual for a fonte, sua dor está tentando te mostrar algo extremamente valioso. O que é? A resposta é óbvia! É fato que todos nós sofremos, porque sofrer faz parte da vida e tem sua função. 

Porém… se você sofre sem aprender e por mais tempo do que deveria, se você sofre se perdendo e se machucando ainda mais, em vez de procurar meios de se curar e crescer, a razão é uma só: falta de amor próprio. Autoestima debilitada!

E enquanto você não se valorizar e não se reconhecer, vai continuar aí chorando, se lamentando, reclamando, alimentando mágoa, raiva ou qualquer tipo de pensamento repetitivo e negativo. E só vai conseguir um resultado: mais dor!

29 Comments
  • Beto

    30 de janeiro de 2017 at 23:33 Responder

    Gostei… muito incentivante. O fato de estar lendo ja traz uma clareza

    • Rose

      12 de junho de 2017 at 09:59 Responder

      A dor passa mesmo, agora não vi como aprendizado positivo não. Pelo contrário: nunca mais confiei em ninguém por mais que tente. Não confio mais nem na minha sombra, e pelo visto morrerei assim.

      • dan

        27 de novembro de 2017 at 20:03 Responder

        infelizmente, sinto o mesmo…

        e isso estraga qualquer relacionamento… sentir que tudo pode ser colocado em dúvida…

  • Lucas

    11 de agosto de 2017 at 13:48 Responder

    Olá, meu nome é Lucas,e nesse momento eu já estou até pensando em desistir da vida ,nada mais tem sentido pra mim. Tenho 22 anos e fui casado por 4 anos e 7 meses ,eu tinha 17 anos quando eu conheci minha esposa ,e éla tinha 14 ,namoramos por 1 ano e depois fomos morar juntos ,sabe sempre gosto de renovar não gosto de rotina,sempre saíamos jantar fora almoçar fora, e nos finais de semana gostávamos de sempre fazer algo diferente, claro ninguém é perfeito,algumas brigas aqui outras ali ,mais quase nunca íamos dormir sem nos reconciliar. Mais no meio de tanta luta e tantos momentos bons e alguns ruins ,tinhamos um certo problema nós nunca conseguimos ter relações ( sexuais ) por minha esposa ter um certo medo imenso, sempre tentávamos e fazíamos muitas coisas diferentes e tratamentos ,mais nunca dava certo ,mais o problema é q eu a amo e sempre tive esperando , pois sou louco por um filho. bom em fim já faz uma semana que ela terminou comigo ,e eu implorei chorei abandonei tudo tudo pra ficar perto dela pois moro em outro estado onde tínhamos tudo construído ,porém mesmo assim correndo atrás ela não me quer ,e eu não sei mais o que eu faço.alguem pode me ajudar?

    • Erick

      30 de agosto de 2017 at 15:12 Responder

      Lucas, me passa seu whatsapp ou salva o meu, a gente pode conversar, me chamo Erick, meu número 82 98184-9291

      • Reinaldo

        28 de setembro de 2017 at 03:35 Responder

        Erick posso pegar seu número Tbm? To passando por isso Tbm, tá meio complicado

      • joel

        6 de outubro de 2017 at 16:31 Responder

        Olha estou passando pela mesma situação e não ta facil superar

    • Renato

      24 de setembro de 2017 at 18:02 Responder

      Não desanime, por pior que possam parecer as coisas, Deus sempre estará com você! O tempo pode fazer as coisas mudarem, de tempo a ela, a vocês, peça a Deus força para aguentar o sofrimento, é ruim mas ele passa, voce não está sozinho, pensem que neste momento, milhóes de outras pessoas estão passando o mesmo que você! Seja forte, tenha bom ânimo que as dores vão passar, e quem sabe com o tempo tudo se resolve!!! Não pense no pior, pois quando pensamos assim, não vemos com os olhos e nem paramos pra pensar, mas não é o fim do mundo!!! Deus te abençoe!!!

  • Raquel

    29 de agosto de 2017 at 03:51 Responder

    Lucas vamos conversar?

    • Raquel

      29 de agosto de 2017 at 03:53 Responder

      Vamos conversar?

  • washington

    30 de agosto de 2017 at 22:30 Responder

    Caralho Lucas sua situação é complicada, ainda sim, é possível superar não fácil mas possível, arruma outra começa a sair conhecer que com o tempo fica mais fácil de lidar.

  • INGRID MARINHO

    28 de setembro de 2017 at 15:38 Responder

    Eu tive uma relação com uma pessoa ha uns anos atras. Eu me apaixonei perdidamente. E descobri que ela me traia com minha melhor amiga. O mundo desabou pra mim. Sofri muito. Pensei que nunca ia me recuperar. E ela me humilhou muito. Ela terminou comigo e ficou a minha amiga. Foi a pior dor que podia sentir. Depois o tempo passou… e ela comecou a vir atras de mim de novo…e eu acabei cedendo…ficavamos por inumeras vezes.
    até que em junho desse ano, ela disse que queria namorar…eu fiquei apreensiva…mas aceitei,,. pq no fundo eu nunca tinha esquecido ela. Estavamos bem, até que ontem ela chegou comigo e terminou, dizendo que não estava conseguindo corresponder o meu sentimento a altura. Que ela nao queria relacionamento serio. Que podiamos ser amigas, mas que ela nao queria, se fosse para ter relacionamento, que fosse aberto. sem cobrancas, pois ela odeia ser cobrada. E hoje me vejo sem chao novamente, sofrendo tudo que ja havia sofrido por ela. Sem perspectiva pra nada. Sem vontade pra nada. Só vontade de dormir…e nao acordar. Somente isso.

    • Vinicius Medeiros

      9 de outubro de 2017 at 20:33 Responder

      Se quiser conversar ingrid.

      16 99238 4688

  • Rafaela

    2 de outubro de 2017 at 11:55 Responder

    Meu nome e Rafaela literalmente Eu to no fim do poço , e o pior!! Eu so sei min Bota pra baixo … Não sei controlar meus sentimentos . isso ta min deixando louca louca

    • joel

      6 de outubro de 2017 at 16:35 Responder

      Me chama no zap 054991068401 a minha vida também ta parecida

    • Vinicius Medeiros

      9 de outubro de 2017 at 20:30 Responder

      Rafaela, tudo passa. estou na mesma situação, momento mais dificil da minha vida.
      pessoal tem que se unir para passar por tudo isso sem muitas cicatrizes.

    • Mara

      31 de outubro de 2017 at 09:54 Responder

      oi Rafaela hoje eu vejo que ja se passou quase um mês, como vc esta? pois hj estou me sentindo assim… no fundo do poço, sem forças, sem animo

  • Vinicius Medeiros

    9 de outubro de 2017 at 20:23 Responder

    Ola boa tarde a todos.
    conversar sempre ameniza a dor e faz os pensamentos ruins se dissiparem.
    quem quiser conversar, também estou na mesma situação acima, conversar e ler vocês conversando foi bacana, conversar vai ser melhor ainda.
    Moro em Ribeirão Preto SP 16 99238 4688 whats.

  • Ayrton Broski

    15 de outubro de 2017 at 07:26 Responder

    Não sei lida cm a dor de amar alguém sou correspondido mais o fato é que rolou traição não dá minha parte e eu nao sei lida cm essa dor
    Quem pode conversar ou mesmo fala algo que me ajude me adiciona no whats (019)997876240

  • Elinne silva

    22 de outubro de 2017 at 16:33 Responder

    Nossa! Nunca vi uma historia nem parecida com essa! Fiquei impressionada… Isso so prova o quanto o amor é belo, maravilhoso, nao ambicioso, e sempre quer o bem do outro. Sinto muito por vc! Eu tbm estou passando por um momento muito difícil, acredite, nao vou entrar em detalhee, mais parece a maior e pior dor de todas. Nunca pense em desistir, uma hora mais cedo ou mais tarde a minha e a sua dor irao passar, e vc vai ver que foi so um momento ruim, nao uma vida má. E tenha certeza que o seu melhor vc deu a esse relacionamento, pouquissimas pessoas no mundo manteriam um relacionamento assim. Vc esta de parabéns! Mais agora tente se amar mais, pq vc ja fez a sua parte. E olha, nao perde quem da amor, perde quem nao sabe recebelo. Um abraço

  • Dani California

    9 de novembro de 2017 at 16:30 Responder

    Eu e minha namorada terminamos domingo. Ontem a gente conversou e parecia tudo bem, eu achei que ela voltaria pra mim, mas ela apareceu na minha casa com todas as minhas coisas que estavam na casa dela e disse que não sentia mais por mim o que sentia antes. Cinco anos de relacionamento, e do mesmo jeito que eu me sentia naquele junho de 2012 eu me sinto agora, completamente apaixonada, louca por ela. Me humilhei tanto pra ela não me deixar. pedi tanto, pedi só um mes, mas ela não recuou. Eu sei que ela não vai voltar pelo olhar dela, o olhar de quem não se importa mais, o olhar de uma pessoa fria. Eu acreditava tanto no nosso amor, é tão forte. Nossa, eu não to conseguindo fazer nada, minha vontade é de me jogar na frente do primeiro carro que passar. Mas uma hora passa. né, só não sei quando, to desesperada.

  • Diego

    13 de novembro de 2017 at 18:56 Responder

    Eu me apaixonei e agora pago meus pecados. Porque parece que gostamos de sofrer, ne? Estou (estava até ontem) com uma menina linda, que se preocupa cmg e eu com ela, porem nossas atitudes um com o outro só nos deixam para baixo, lógico, na maioria do tempo estamos bem, em todos os momentos eu acho que eu estou fazendo algo de errado, desconfio de tudo que ela faz, pq ja tivemos alguns casos que me faça sentir isso. Porem parece que a gnt sofre 30 vezes mais quando estamos sem essa pessoa, e parece que sofrer com ela seria a melhor opção, e com isso ficamos sem chão. Pior, ela é da minha sala na faculdade, então tenho que a ver conversando com outros rapazes (que dao em cima dela) e nao posso fazer nada. O pensamento de suicídio vem, mas ainda tenho esperanças que eu consiga superar isso. Caso alguem esteja passando por uma situação parecida e puder dar algum conselho, ficaria grato. (27 998875609)

  • Regina

    14 de novembro de 2017 at 19:26 Responder

    Olá caros colegas,
    Também estou sofrendo por amor, foram quase 4 anos dedicados a ele. Nosso casamento tinha tudo para dar certo, dia ele me disse que não tinha mais nada para compartilhar comigo e começou a me tratar com desprezo. Não aguentei tanta humilhação e decidir sair de casa. Na realidade ele já tinha me pedido para sair de casa. Faz um mês que estou morando com minha mãe. Ele já tem outra pessoa. Hoje me peguei chorando com muitas saudades dele. Só Deus para me sustentar diante de tanto sofrimento. Percebi que compartilhar a dor é um dos caminhos para ameniza-lá.

  • Thiago

    17 de novembro de 2017 at 03:48 Responder

    Eu estou sofrendo muito talvez o meu caso seje pior que de todos mesmo nunca imaginei passar por isso se quiserem conversar fazemos amizades desabafamos 015-998513050

  • Julian Anderson

    17 de novembro de 2017 at 22:32 Responder

    Então . Eu praticamente fui casado com uma menina .só que infelizmente ela terminou comigo e isso já faz exatamente 3 anos e nesse trez anos nunca .abrir espaço pra ninquei pq não tiro ela dá cabeça sempre corri atrás dela …e nesse ano nois teve a oportunidade d conversa novamente d se aproxima .só que estava indo TD bem . Nesses dois messes que ficamos mais perto não tivemos volta .pq ela sempre me fl que acabou. D sair d um relacionamento e não quer nada poriquando e fico esperando ansioso para essa hora chegar só que nesses dias pra cá estou vendo TD desmoronar d novo e agora a dor no peito está. Maior do que antes estou vendo ela destanciar d novo .e não sei mais o que fazer me ajudem procurando concelhos

  • Juliana

    20 de novembro de 2017 at 09:26 Responder

    Bom dia. Hj faz um mês que meu marido saiu de casa..ele me traiu muitas vezes; eu desconfiava, mas ele sempre negava,me fazendo pensar que eu estava neurótica. No fundo, queria que minhas desconfianças não passassem de desconfianças, mas infelizmente não eram apenas ilusão. Como quem procura, acha, achei e mostrei a ele as faturas do cartão de crédito que provam as traições. Ele já vinha demonstrando indiferença comigo há tempos, não fazia carinho, não me.procurava na cama, não me beijava, nem me encostava. Em uma das poucas vezes que nos aproximamos, eu engravidei e para a minha surpresa e tristeza eram gêmeos. Surpresa pq não havia programado essa gravidez, foi um descuido, ainda mais que a relação não estava nada boa. Tristeza pq passei a gravidez sem um carinho. Além dos gêmeos, temos mais 2 filhos, um de 9 e uma de 5, ao todo são 4 filhos com ele. Nós fizemos 10 anos de casados, total de 11 anos juntos. O pior é sentir que o seu companheiro de vida não te ama e a separação foi um grande alívio, o que me dói mais ainda. Enquanto eu choro muito por não ser amada por esse homem, ele está bem tranquilo e parece estar bem afoito para ficar com muitas mulheres. É muito triste saber que os meus sonhos, meus projetos de vida ao lado dele, eram só meus; a ideia de envelhecer ao lado dele era só minha; aquela vontade de comemorar 10 anos de casados era só minha… está sendo muito difícil conviver com ele por causa das crianças. Fico me perguntando pq ele não sentou, não conversou comigo, pq nunca tentou resgatar a relação. Foi mais fácil me trair na rua. Por mais que ele tenha afirmado que nao irá me deixar desamparada, a saída dele aqui de casa significa a destruição da família. Meus bebês não terão a convivência diária com o pai e eu estou exausta, tanto emocionalmente como fisicamente. Aseparação fica mais fácil quando não há crianças envolvidas e a parte mais difícil e sofrida fica sempre com.a mãe, pq eu jamais abriria mão de ficar com os meus filhos, eu os amo muito. Quem quiser conversar, pode me chamar pelo whatsapp (24)99904-6545

  • Carol

    24 de novembro de 2017 at 23:55 Responder

    Eu que terminei o meu casamento, nós brigavamos todos os dias.
    A situação estava cada vez pior. Mas eu não queria separar, a relação estava insustentável estava sofre do com ele e agora estou sofrendo sem ele.

  • Rosana

    26 de novembro de 2017 at 23:55 Responder

    Meu nome é Rosana tenho 43 anos e estou no meu segundo casamento, mais vivemos separados do que juntos, brigamos demais, mas também nós amamos muito,,o respeito não existe mais, não sei viver com ele e nem sem ele,,,,o que fazer

  • isabel

    27 de novembro de 2017 at 09:58 Responder

    Meu nome é Isabel, vive uma historia de amor incirvel durante 4 anos e 2 meses, se davamos muito bem tanto com amigos e familia, eu estou sofrendo muito pois eu o amo tanto, corri atras dele varias e varias vezes, nos trabalhamos juntos e eu não estou sabendo diferenciar profissional de pessoal, eu sinto uma dor e um vazio enorme quando o vejo no trabalho, a ultima vez q conversamos ele me falou que vivemos uma historia linda, mas que no momento precisa ficar sozinho pq nao aguentava mais cobranças e não acredita mais na minha mudança, ele me disse q sou uma pessoa maravilhosa e integra que ele nunca vai dizer que nunca iremos voltar, mas que eu preciso ter mais amor proprio, alguem poderia me ajudar?

Post a Comment