Como parar de sofrer por amor?

Como parar de sofrer por amor?

 Por Rosana Braga

Você tem a sensação de que essa tristeza é a maior e a mais profunda que já sentiu em toda a sua vida? De que ela nunca vai passar ou diminuir? Não tem ideia de como vai conseguir viver sem essa pessoa, esse relacionamento? De como vai superar essa dor e voltar a acreditar que pode ser feliz no amor?

Sente como se seu mundo estivesse desmoronando? Como se nada mais fizesse sentido e tudo ao seu redor tivesse perdido a cor e a graça? Adoraria que existisse um remedinho, qualquer coisa que arrancasse todos esses sentimentos e pensamentos que não param de atormentar e machucar você mais e mais?

Pois muito bem! Escute bem o que vou dizer! Ou melhor, leia cuidadosamente o que vou escrever! Você, eu e mais alguns bilhões de pessoas em todo o mundo já passamos por situações muito, muito parecidas com a sua!

Sendo mais específica, 86% das pessoas em todo o mundo já sofreram por amor de forma tão intensa que tiveram exatamente essa sensação: a de que nunca mais iriam se recuperar e, pior, de que essa dor demoraria mais tempo para passar do que elas poderiam suportar!

Ok, eu sei que saber disso não adianta muita coisa. Que a sua dor continua a doer. Mas se você considerar verdadeiramente que ela vai passar (por mais difícil que seja acreditar nisso neste momento), ela vai passar bem mais rapidamente.

E, mais do que isso: vai se tornar muito mais fácil lidar com ela de uma forma menos pessimista. Porque quando a gente fica pessimista, enxerga o que está ruim como definitivo, generalizado e insuportável.

Mas quando você abre espaço ao seu otimismo, essa fase começa a servir para tornar você mais madura, mais experiente e com muito mais clareza do que quer e do que não quer. 

A dor ensina. Precisa ensinar. Observe: talvez a sua dor seja decorrente de sentimentos como abandono, traição ou sentimento não correspondido. Ou talvez seja decorrente de arrependimento, de não ser perdoada ou de não saber mostrar o que sente.

Mas seja qual for a fonte, sua dor está tentando te mostrar algo extremamente valioso. O que é? A resposta é óbvia! É fato que todos nós sofremos, porque sofrer faz parte da vida e tem sua função. 

Porém… se você sofre sem aprender e por mais tempo do que deveria, se você sofre se perdendo e se machucando ainda mais, em vez de procurar meios de se curar e crescer, a razão é uma só: falta de amor próprio. Autoestima debilitada!

E enquanto você não se valorizar e não se reconhecer, vai continuar aí chorando, se lamentando, reclamando, alimentando mágoa, raiva ou qualquer tipo de pensamento repetitivo e negativo. E só vai conseguir um resultado: mais dor!

11 Comments
  • Beto

    30 de janeiro de 2017 at 23:33 Responder

    Gostei… muito incentivante. O fato de estar lendo ja traz uma clareza

    • Rose

      12 de junho de 2017 at 09:59 Responder

      A dor passa mesmo, agora não vi como aprendizado positivo não. Pelo contrário: nunca mais confiei em ninguém por mais que tente. Não confio mais nem na minha sombra, e pelo visto morrerei assim.

  • Lucas

    11 de agosto de 2017 at 13:48 Responder

    Olá, meu nome é Lucas,e nesse momento eu já estou até pensando em desistir da vida ,nada mais tem sentido pra mim. Tenho 22 anos e fui casado por 4 anos e 7 meses ,eu tinha 17 anos quando eu conheci minha esposa ,e éla tinha 14 ,namoramos por 1 ano e depois fomos morar juntos ,sabe sempre gosto de renovar não gosto de rotina,sempre saíamos jantar fora almoçar fora, e nos finais de semana gostávamos de sempre fazer algo diferente, claro ninguém é perfeito,algumas brigas aqui outras ali ,mais quase nunca íamos dormir sem nos reconciliar. Mais no meio de tanta luta e tantos momentos bons e alguns ruins ,tinhamos um certo problema nós nunca conseguimos ter relações ( sexuais ) por minha esposa ter um certo medo imenso, sempre tentávamos e fazíamos muitas coisas diferentes e tratamentos ,mais nunca dava certo ,mais o problema é q eu a amo e sempre tive esperando , pois sou louco por um filho. bom em fim já faz uma semana que ela terminou comigo ,e eu implorei chorei abandonei tudo tudo pra ficar perto dela pois moro em outro estado onde tínhamos tudo construído ,porém mesmo assim correndo atrás ela não me quer ,e eu não sei mais o que eu faço.alguem pode me ajudar?

    • Erick

      30 de agosto de 2017 at 15:12 Responder

      Lucas, me passa seu whatsapp ou salva o meu, a gente pode conversar, me chamo Erick, meu número 82 98184-9291

      • Reinaldo

        28 de setembro de 2017 at 03:35 Responder

        Erick posso pegar seu número Tbm? To passando por isso Tbm, tá meio complicado

    • Renato

      24 de setembro de 2017 at 18:02 Responder

      Não desanime, por pior que possam parecer as coisas, Deus sempre estará com você! O tempo pode fazer as coisas mudarem, de tempo a ela, a vocês, peça a Deus força para aguentar o sofrimento, é ruim mas ele passa, voce não está sozinho, pensem que neste momento, milhóes de outras pessoas estão passando o mesmo que você! Seja forte, tenha bom ânimo que as dores vão passar, e quem sabe com o tempo tudo se resolve!!! Não pense no pior, pois quando pensamos assim, não vemos com os olhos e nem paramos pra pensar, mas não é o fim do mundo!!! Deus te abençoe!!!

  • Raquel

    29 de agosto de 2017 at 03:51 Responder

    Lucas vamos conversar?

    • Raquel

      29 de agosto de 2017 at 03:53 Responder

      Vamos conversar?

  • washington

    30 de agosto de 2017 at 22:30 Responder

    Caralho Lucas sua situação é complicada, ainda sim, é possível superar não fácil mas possível, arruma outra começa a sair conhecer que com o tempo fica mais fácil de lidar.

  • INGRID MARINHO

    28 de setembro de 2017 at 15:38 Responder

    Eu tive uma relação com uma pessoa ha uns anos atras. Eu me apaixonei perdidamente. E descobri que ela me traia com minha melhor amiga. O mundo desabou pra mim. Sofri muito. Pensei que nunca ia me recuperar. E ela me humilhou muito. Ela terminou comigo e ficou a minha amiga. Foi a pior dor que podia sentir. Depois o tempo passou… e ela comecou a vir atras de mim de novo…e eu acabei cedendo…ficavamos por inumeras vezes.
    até que em junho desse ano, ela disse que queria namorar…eu fiquei apreensiva…mas aceitei,,. pq no fundo eu nunca tinha esquecido ela. Estavamos bem, até que ontem ela chegou comigo e terminou, dizendo que não estava conseguindo corresponder o meu sentimento a altura. Que ela nao queria relacionamento serio. Que podiamos ser amigas, mas que ela nao queria, se fosse para ter relacionamento, que fosse aberto. sem cobrancas, pois ela odeia ser cobrada. E hoje me vejo sem chao novamente, sofrendo tudo que ja havia sofrido por ela. Sem perspectiva pra nada. Sem vontade pra nada. Só vontade de dormir…e nao acordar. Somente isso.

  • Rafaela

    2 de outubro de 2017 at 11:55 Responder

    Meu nome e Rafaela literalmente Eu to no fim do poço , e o pior!! Eu so sei min Bota pra baixo … Não sei controlar meus sentimentos . isso ta min deixando louca louca

Post a Comment