Seu coração é burro? Dica para um melhor relacionamento amoroso
Já me cansei de ouvir essa reclamação, quase como um pedido de socorro que algumas pessoas insistem em fazer, culpando seu coração por ter tomado alguma atitude equivocada ou por ter sido impulsivo. Há ainda quem o acuse de ser muito emotivo. Ou melhor, de demonstrar demais o que sente. Nunca concordei com esta acusação e continuo sendo defensora absoluta deste que representa nossa dinâmica emocional e sentimental – o coração!
Minha defesa contra tais acusações injustas está baseada no fato de que a maioria das pessoas confunde esse danadinho (que realmente pode perder o rebolado e parecer que vai saltar pela boca quando se apaixona) com um pacote amarrotado e cheio de crenças equivocadas, medos, traumas e desconfianças.
O coração não é esse pacote! Esse pacote, frequentemente distorcido com pensamentos confusos, ideias parciais e preconceitos de todas as ordens é a nossa mente! A mente, mente! De contar mentiras mesmo. E, assim, mentirosa, ela nos engana. E nos faz acreditar que toda angústia que sentimos e todos os equívocos que cometemos é culpa do coração. Não é!
Veja bem! O coração é sábio. É sensível, perspicaz e intuitivo. Ele sempre acredita no amor, e sabe diferenciar uma cilada de uma oportunidade de ser feliz. O coração é silencioso. Barulhenta é a mente. O coração é tranquilo e pacífico. Agitada é a mente. O coração é centrado e sabe o que quer, como quer. Confusa, volúvel e “maria-vai-com-as-outras” é a mente.
Não vou dizer que o coração pensa antes de agir, porque ele não pensa. O coração sente. E quando sente, sabe! Quem pensa, pensa, pensa e ainda assim faz burrice é a mente. Pergunta pra todo mundo e não sabe a quem ouvir. A mente quer respostas. Quer certezas e explicações. Quer acabar com a dor de qualquer jeito. A mente dói e se perde. O coração dói e aprende. Fica mais forte e ainda mais sábio.
Então, se você quer parar de ser enganado por sua mente e começar a seguir seu sábio coração, anote essas dicas! Quando estiver sofrendo por amor, quando estiver se sentindo abandonado, trocado, preterido ou traído, quando não souber o que fazer, quando estiver perdido, com medo de demonstrar o que sente e não ser correspondido… apenas pare, respire fundo, relaxe os músculos e vá aquietando-se…
Parece simples, mas não é! Pode-se levar uma vida inteira para conseguir apenas parar, respirar, relaxar e aquietar-se. Pode-se levar uma vida toda para conseguir “calar as vozes-confusas-e-tolas” da sua mente e “conectar-se com o silêncio-que-tudo-diz” do seu coração. Mas quanto antes você começar a treinar, mais rapidamente vai conseguir. E menos vai sofrer!
Lembre-se! Agitação, confusão, angústia, mentiras e enganos têm a ver com a mente. Tire o foco dela. Pare de prestar atenção nas vozes que gritam dentro dela. Apenas respire. Aquiete-se. E quando sentir que, enfim, está conectado com a sua essência, então apenas pergunte-se: “o que eu quero?”, “o que eu realmente quero fazer diante desta situação… falar?… demonstrar?… esclarecer?… ou esperar… até que não restem mais perguntas… até que o silêncio seja a certeza de que agora é a hora certa…?”.
O amor não é uma guerra complicada entre duas mentes que não se ouvem e não se enxergam. É uma sintonia mágica entre dois corações que se sentem e se sabem. Simples assim!
Johna432
1 de junho de 2014 at 00:05I truly appreciate this post. I have been looking all over for this! Thank goodness I found it on Bing. You’ve made my day! Thanks again! aefkkebgkadb
Johne39
1 de junho de 2014 at 00:05I was suggested this blog by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty. You are wonderful! Thanks! adkedefgeeke
Smithd968
1 de junho de 2014 at 00:06what are some really good and popular websites for blogging? ?? . dgkaaddbkdfakbca
Letícia
25 de julho de 2014 at 13:14Não sei porque a gente complica tanto algo que pode ser tão descomplicado. Nas suas palavras pude observar isso, nós é que complicamos tudo.
Estou passando por uma fase na qual achava que era o fim, pra tudo, e na verdade não pode ser assim.
Obrigada, você tem me ajudado muito com seus textos e mensagens.
Fátima Lima
25 de julho de 2014 at 17:46Adorei sua obra: Alma Gêmea, Você Está Pronta Para Receber a Sua?! Esta obra me fez chorar muito ao ouvi-la (áudio livro), foi emocionante, eu tinha algumas dúvidas sobre o tema, sanei algumas delas. Na verdade minha intuição me diz que eu encontrei a minha ALMA GÊMEA , mas, não estava preparada, ERREI MUITO, fiquei desnorteada ao encontra-la. . Li outros artigos seus, sou uma pesquisadora, leio muito sobre diversos assuntos, e concordo com você quando diz que “devemos estudar, ler sobre o AMOR! Parabenizo pelo seu trabalho.
Rosana Braga
15 de agosto de 2014 at 21:32Obrigada por contar como se sentiu ao ouvir meu livro, Fátima. E que bom que estamos juntas nesta busca. Tudo de muito bom em sua vida! Beijo
more
6 de agosto de 2014 at 23:35I simply want to tell you that I am beginner to weblog and absolutely savored this web page. Probably I’m want to bookmark your site . You certainly come with outstanding articles and reviews. Cheers for sharing your web page.
Beckham
19 de setembro de 2016 at 00:01Many thanks a whole lot for sharing! I will definitely be back.
Gustavo
27 de dezembro de 2016 at 01:02Bacana.